Perigo do Amianto nos Edifícios Públicos

 

Em entrevista à rádio TSF a Quercus alertou esta semana para a necessidade de medição dos níveis de amianto nos edifícios públicos. Este material, de grande perigosidade para a saúde pública, foi utilizado durante muitos anos em Portugal, em particular na construção de edifícios.

O Amianto começou a ser utilizado pelos construtores no final do século 19 devido às suas boas características de resistência mecânica, de comportamento ao fogo e isolamento sonoro.
Nas últimas décadas descobriu-se que este material era muito prejudicial para a saúde humana e em Portugal, tal como na maioria dos países que tradicionalmente recorriam a este material de construção, foi proibido o seu uso.

Fonte: TSF – Foto: Town of Victoria Park

 
 
 
 
 

2 Comentários

  • Informações Muito Importantes. Não vale a pena correr riscos desnecessários…só temos uma vida. Para os interessados na compra de Equipamento para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas, em Pessoas que Trabalham na Remoção de Amianto : http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://reboques-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/ ou http://www.joao-gravito.pt
    USE EQUIPAMENTO ADEQUADO!
    NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS!
    Amianto – Riscos para a Saúde
    A inalação das mais finas fibras de amianto, não visíveis à vista desarmada, poderá provocar graves doenças nos seres humanos. Poderão ser contraídos carcinomas dos brônquios, mesoteliomas ou cancro de pulmão, doenças cancerígenas incuráveis. O risco aumenta com o grau de exposição, portanto, em função da carga média a longo prazo e da respetiva duração de atuação.
    Mesmo em curtos espaços de tempo, as cargas máximas podem exercer uma influência negativa considerável para o resto da sua vida.
    Decreto-Lei n.º 266/2007, D.R. n.º 141, Série I de 2007-07-24
    Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/18/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Março, que altera a Diretiva n.º 83/477/CEE, do Conselho, de 19 de Setembro, relativa à proteção sanitária dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho.

     
  • Trabalhamos com montagem de telhados e estamos diante de um grande desafio: localizar em SP ou no Brasil, empresas que façam locação de câmaras de descontaminação por amianto, tendo em vista que iremos remover um telhado em amianto e os trabalhadores precisam passar por esse processo. Vocês saberiam indicar algum prestador desses serviços, com excessão da Aircon, que só vende o equipamento?

     
 

Responder

obrigatório

obrigatório

opcional



  Sim, aceito a Política de Privacidade e dou consentimento para o armazenamento e tratamento, por este website, dos dados submetidos.