Masterplan para a região de Beira Foz apresentado pela Arup

 

Masterplan para a região de Beira Foz apresentado pela Arup

A multinacional de consultoria de engenharia, Arup, divulgou imagens de um inovador Masterplan para a região de Beira Foz, junto à orla do Rio Paraná, no Sul do Brasil. O projeto para a nova área, próxima do centro histórico da cidade, que possui enorme potencial turístico, prevê a renovação urbana das margens dos rios da cidade, com foco no desenvolvimento socioeconómico e sustentabilidade.

A Arup esteve envolvida no desenvolvimento do projeto urbano, incluindo estratégias de transporte e mobilidade, consultoria em sustentabilidade, infraestrutura urbana e pré-viabilidade económica. O masterplan baseia-se em princípios sustentáveis e na dinamização de atividades turísticas, com uma proposta que se integra na malha urbana existente.

O dimensionamento urbano teve como foco principal a estruturação de espaços livres e a mobilidade integrada com as áreas verdes existentes, bem como a remodelação do sistema viário que privilegiasse a circulação pedonal e cicloviária.
Foram igualmente preparadas estratégias de viabilização do projeto, planos urbanísticos e modelos de gestão e viabilidade financeira.

O projeto muda a forma como a cidade se relaciona com seus rios, incluindo um conjunto de intervenções urbanísticas, estratégia de desenvolvimento económico, turístico, social, de lazer e de preservação. É também um projeto que têm em conta a definição de zonamento e a estratégia de ocupação do solo com base nos investimentos públicos e privados, por meio de operações urbanas consorciadas e de parcerias público-privadas (PPPs).

As próximas etapas terão também em conta a revisão da Lei nº 6.513. de 20 de dezembro de 1997 – Áreas Especiais e de Locais de Interesses Turístico, que define a forma como o governo define as zonas turísticas estratégicas e que visa estabelecer um modelo mais atrativo ao investimento privado. Estão igualmente previstas a criação de uma organização gestora do projeto e a definição dos instrumentos de desenvolvimento urbano a serem adotados.

Fonte: Arup via Race Comunicação

A não perder:

 

 
 
 
 
 

Responder

obrigatório

obrigatório

opcional